Sabemos que ninguém precisa de bons motivos pra beber a nossa amada cerveja, mas não custa nada lembrar tudo de bom que ela nos proporciona, não é mesmo?

Selecionamos 10 benefícios e bons motivos, baseado em pesquisas.

 

beneficios da cerveja

 

1 – A cerveja possui boa quantidade de vitaminas do complexo B, capazes de beneficiar a flora intestinal, além de ótima capacidade antioxidante que ajudam na manutenção de níveis saudáveis do colesterol total no sangue e protegem contra o desenvolvimento de doenças, como o câncer e o diabetes.  O consumo adequado para que a cerveja seja benéfica é de dois copos (500ml) para homens e um copo (250ml) para mulheres por dia.

 

2 – Um estudo inédito apresentado no simpósio internacional de cerveja e saúde (Bélgica) sugere que beber cerca de duas a quatro doses de breja por dia reduz entre 17% e 18% o risco de mortalidade por qualquer causa, para mulheres e homens, respectivamente. De acordo com Simona Constanzo, cientista responsável do Departamento de Epidemiologia e Prevenção do Instituto Neurológico Mediterrâneo (Itália), os benefícios da cerveja se aplicam também a pessoas com doenças cardiovasculares.

 

3 – O álcool pode manter você jovem por mais tempo. É o que diz um grupo de pesquisadores das universidades de Tel Aviv e Columbia. Cada vez que as células do seu corpo se dividem, elas fazem cópias das pontas dos cromossomos (os telômeros), que são sequências de DNA. Só que os tais telômeros ficam mais curtos a cada divisão, até não poderem mais se dividir e morrerem. Faz parte do processo natural de envelhecimento. O álcool pode retardar esse encurtamento e manter o DNA vivo por mais tempo. Os testes foram feitos com as leveduras expostas à substância pelos pesquisadores.

 

4 – A cerveja, em especial a versão escura, conta com um grama de fibra solúvel a cada garrafa. As fibras são responsáveis por reduzir os níveis de colesterol LDL, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares.

 

zeca-cerveja

 

5 – Segundo uma pesquisa de uma universidade na Espanha, o efeito sedativo da cerveja pode ajudar no tratamento da insônia e distúrbios do associados ao sono. O lúpulo que contém na cerveja aumenta a atividade do neurotransmissor GABA, uma substância que apresenta efeito sedativo e diminui a ação do sistema nervoso, preparando o organismo para um sono tranquilo. Pra isso basta uma latinha para as mulheres e duas para os homens, por dia.

 

6 – Quem bebe cerveja faz mais sexo no primeiro encontro. Foi essa conclusão que o site de relacionamento americano OkCupid chegou após analisar dados de 776 milhões de usuários.

A ideia era descobrir fatores que ajudassem a identificar se uma pessoa é mais ou menos propensa a fazer sexo no primeiro encontro. Analisando os dados, eles encontraram uma pergunta que, aparentemente, é bem reveladora: “você curte o gosto da cerveja?”. De acordo com o OkCupid, os amantes do gostinho da cerveja são 60% mais propensos a ir para a cama com alguém que acabaram de conhecer.

 

7 – Um copo de cerveja tem metade das calorias da mesma quantidade de iogurte. Reveja a sua dieta! Beber cerveja com moderação não engorda.

 

8 – Barriga de cerveja é mito. Os nutricionistas Pedro Carvalho e Vítor Hugo Teixeira garantem no livro “50 Super Alimentos Portugueses” que isso não é cientificamente comprovado.

Segundo eles, o consumo moderado desta bebida, além de não causar gordura localizada, pode ter benefícios para saúde, “principalmente pela melhoria da saúde óssea e cardiovascular”.

 

9 – Cerveja faz bem para os ossos. Um estudo da Universidade de Extremadura, em Cáceres, na Espanha, envolveu 1700 voluntárias e constatou que as mulheres que bebiam cerveja regularmente tinham melhor densidade óssea do que as não bebiam álcool.

 

10 – Segundo uma pesquisa realizada por Robin Dunbar, diretor do grupo de pesquisa social e evolucionário de neurociência da conceituada Universidade de Oxford, no Reino Unido, sair com no mínimo quatro amigos para beber pelo menos duas vezes por semana pode melhorar a saúde, bem como acelerar a recuperação de pacientes (desde que não estejam lesionados por causa do álcool).

 

Todas essas pesquisas acima já foram publicadas anteriormente aqui no Bebida Liberada e todas com fonte.