Se você é um bom bebedor, sabe que existe o copo certo para cada tipo de bebida. Existem dezenas deles, entre copos, taças e canecas.

Hoje vamos te ajudar a entender para que serve cada um deles.

 

As taças ideais para Vinho e Champanhe

TACAS_VINHO

O ideal é que elas sejam de cristal porque são mais porosas e, ao agitar o vinho, a parede áspera do recipiente quebra as moléculas proporcionando aromas.

Tipo Bordeaux bojo grande e borda fechada são para vinhos encorpados e elaborados.

Tipo Borgonha tem o formato de balão para vinhos mais concentrados.

O vinho branco deve ser servido gelado e as taças precisam ser menores que a do vinho tinto, para evitar que esquente.

Espumantes devem ser servidos em taças cumpridas e com diâmetro pequeno, para manter as bolinhas por mais tempo.

 

Os copos e canecas certos para cerveja

tipos-de-copos-cerveja

Cervejas Pilsen, os copos ideais são os do tipo Pilsner, que chamamos erroneamente de tulipas. Eles possuem uma abertura larga, que ajuda na formação de espuma, deixando o gosto da cerveja mais suave.

Cervejas de trigo, o ideal é o copo tipo Weizen, que são grandes e permitem que toda garrafa seja despejada de uma vez no recipiente.

O copo tipo Pint é usado para grandes quantidades de cerveja. Pint é uma unidade de medida que varia de país para país. Na Inglaterra, um pint é igual a 568 ml e nos Estados Unidos, 463 ml.

Para o chopp os ideais são tipo Lager para manter a bebida cremosa por mais tempo, com um colarinho grande. Eles possuem a base mais grossa e impedem a transferência de calor, deixando o chope geladinho. Aqui no Brasil, o chope também é apreciado em calderetas.

O copo tulipa, o verdadeiro, possui uma boca virada para fora e uma haste curta, que deve ser usada para não esquentar a bebida. Esse tipo de copo é ideal para cervejas cremosas, do tipo bock.

As canecas são versáteis. As de vidro são para receber bebidas na pressão, como chopes e cervejas, e podem armazenar até um litro da bebida.

 

Existe uma variedade enorme de copos e taças, esses são apenas alguns e mais usados aqui no Brasil. Lembre-se que o importante é reunir amigos, beber, bater papo e se divertir. Sempre com moderação.

 

Fonte de pesquisas: Tudo Extra, Revista Adega