Olá meus caros amigos, sabemos que a propaganda comercial que envolve uma marca de cerveja e a Verão está sendo um sucesso. Diria um nobre amigo: O caminho certo para a “sucessagem”, o #amorecana.
Ocorre que, embora todos, ou quase todos, os seres do sexo masculino e, porque não, alguns do sexo feminino, queriam explorar Verão da forma mais detalhada possível.

Mas daí surge a pergunta:

A birita combina com o verão?
É o que pretendemos responder a partir de agora.

 

cerveja
Nessa estação do ano, a galera costuma ter muito mais vontade de se juntar curtir o #amorecana, música, risadas e curtição. Vários ambientes nos trazem essa possibilidade, praia, piscina, o barzinho do fim de tarde, portão de casa, jogo de futebol, etc. Mas, por isso mesmo, temos que alertas, pois o consumo intenso de bebidas alcoólicas por si só já não é algo perfeitamente saudável, pois pode-se chegar à contração de doenças decorrentes do consumo do álcool.

O psiquiatra Arthur Guerra, Chefe do Grupo de Estudos em Álcool e Drogas (Grea) da Universidad de São Paulo nos alerta que o consumo de álcool, mesmo que raro, pode sim causar complicações para o consumidor.

Os efeitos do álcool varia de pessoa para pessoa, ou seja, é bem subjetivo, eis que outros fatores chegam a influenciar, como uso de medicamentos, noites mal dormidas, alimentação adequada, etc.

 

Tanto é assim que Arthur Guerra indica que são 3 os principais fatores de risco: genético, psicológico e social. O primeiro refere-se a fatores ligados ao próprio corpo humano, o segundo como utilização da bebida como anestésico ou droga antidepressiva (verifica-se o caso da fossa) e o terceiro, como um fator de aceitação de um grupo.
Por tudo isso, temos que ter em mente a necessidade premente de realizarmos um controle, beber com moderação, ainda que a Bebida seja Liberada, é a melhor opção.

 

verao

 

Agora, no cerne da questão, o consumo de álcool durante o verão possui um maior risco de desnutrição e insolação.
Michelle Troitinho, nutricionista do Kurotel Centro de Longevidade e Spa, informa que o álcool sobrecarrega o metabolismo e pode gerar excesso de ferritina, sendo que no verão, o risco de desnutrição é ainda maior. Segundo ela, o calor aumenta a retenção de liquidos, e o álcool sobrecarrega o metabolismo.

 

 

Ademais, outro impacto nocivo da associação entre bebida alcoólica e exposição solar é para a pele. Isso pelo fato de que, além da insolação pela falta de proteção adequada, a pelagra, uma doença cutânea pouco conhecida, tem como um dos motivos principais a ingestão crônica de álcool.

 

 

Sérgio Dornelles ainda leciona que quem consome bebidas em excesso e se expõe ao sol, pode ter uma reação forte na pele, com avermelhamento, inchaço, ardência e bolhas nas áreas expostas.

 

 

Dessa feita, evitar o excesso de bebidas alcóolicas na beira da praia, ter uma alimentação balanceada e fugir do sol entre as 10h e 16h são dicas de prevenção simples, mas altamente eficazes.

 

 

O que se quer dizer é que, não é proibido beber no verão, mas que o uso desregrado pode causar prejuízos ao corpo, danos esses agravados pela exposição ao sol e calor.
Mas, ressaltamos ainda que o consumo regrado é até mesmo indicado, por nós, pois faz parte da vida entornar o copo de vez em quando.
Sendo assim, vamos dar algumas pequetitas dicas para você se virar nesses meses.

 

 

Para os especialistas, é ideal que sejam evitadas bebidas encorpadas ou que contenham teor alcoólico elevado, pois esses tipos de bebidas tendem a promover a sensação de calor. Para os amantes do whisky a melhor opção é a “on the rocks”, e os destilados devem ser, preferencialmente, misturados com sucos de frutas e gelos (me convidem para a capiroska, please).

 

 

Os vinhos, os mais indicados, são aqueles com teor alcoólico de até 12,5%, com maior acidez e com caráter frutado.
É indicado ainda o consumo posterior de suco de melancia ou abacaxi (diuréticos), gengibre (que é antioxidante), por exemplo.

 

 

Se você curte um “peixim”, ele pode ser uma excelente opção, por ser mais leve e saudável do que a carne vermelha. E quem não curte uma breja com jujubinha?

 

 

Assim, esperamos que você centralize nessas dicas e beba, com moderação no verão. Quanto à Verão, deixa comigo que cuido dela procêis.
Amon ass