Estamos em plena Copa do Mundo, talvez o maior evento do planeta. Sendo assim, não podemos excluir desse clima, as bebidas liberadas.

Nesse texto, iremos indicar as bebidas liberadas em alguns dos países do torneio.

 

Rússia

A anfitriã do torneio tem como sua principal bebida, a tão desejada vodka. É bom destacarmos que, nos estádios, não é possível beber essa bebida, pois apenas a cerveja foi liberada.

 

Brasil

Embora muita gente indique a cachaça como a bebida do país da seleção canarinho, irei na contramão, mencionando a caipirinha.

Quem já tomou essa bebida fantástica – que pode ser feita com cachaça ou vodka, vejam só – sabe que poucas bebidas liberadas pode nos proporcionar tamanho prazer. Uma caipirinha bem feita, não deixa dúvidas sobre isso.

 

México

Podemos dizer que a vodka está para a Rússia como a Tequila está para o México. Embora a bebida liberada mais aprovada naquele país seja a Paloma, que possui tequila em sua composição, certo que a Tequila por si só, já é um convite irrecusável para conhecermos aquela pátria.

 

Japão

A bebida liberada no Japão é o saquê, que é uma bebida fermentada do arroz. Todavia, também não podemos deixar de mencionar, aqui do país da cerveja, que o país do Sol Nascente possui algumas cervejas excepcionais. A título de exemplo, mencionamos: Yebisu beer, Kirin Ichiban Shibori, Asahi Super Dry, Sapporo Nama Beer, Tanrei Green Label, entre outras.

 

Inglaterra

O gin pode ser a bebida liberada eleita na terra dos Beatles. Em regra, consumida em coquetéis, como o conhecidíssimo Gin Tônica.

 

Alemanha

Ahhh, o Chopp alemão, a cerveja alemã. Um salve para algumas das melhores loiras geladas.

A “Deuchland” nos dá uma variedade ímpar de bebidas magníficas.

 

Peru

No Perú, não há como deixar de mencionar a bebida liberada “Pisco”, a qual é feita a partir do suco de uva, com sabor próximo do conhaque.

 

Colômbia

O país de Higuita e de Valderrama possui uma singularidade com o Brasil, de Pelé e Garrincha (nada de Neymar, por favor). Ambos possuem, como uma das principais bebidas liberadas, a aguardiente (aguardente). Isso porque, podemos dizer que a cachaça é uma espécie de aguardente, sendo produzida da cana-de-açúcar, ao passo que o gênero, aguardente, é toda e qualquer bebida obtida a partir da fermentação e destilação de vegetais doces, entre eles, a cana.

 

Bélgica

Esse país que não possui tanta tradição dentro das quatro linhas, e que, acho, irá surpreender nessa Copa, possui uma bebida espetacular, a Jenever, tida como “irmã mais velha do gin”.

Todavia, é necessário fazer uma observação, as cervejas belgas são especiais, bebidas liberadas ímpares e que são referências no mundo.

 

Croácia

Se a cachaça é produzida a partir da fermentação da cana-de-açúcar, certo que nesse país há uma bebida destilada a partir de qualquer fruta, a denominada Rakija.

 

Portugal

Cristiano Ronaldo não é a única referência que Portugal possui, como o próprio nome diz, o Vinho do Porto é uma bebida única, sendo a bebida mais famosa entre os estrangeiros e cidadãos portugueses.

 

Espanha

Quem gosta da culinária espanhola, certamente já provou uma deliciosa paella com a harmonização com a sangria, feita com vinho tinto, frutas e água. A sangria se assemelha ao ponche, o qual é feito com espumante, vinho, água e suco de laranja com frutas picadas.