As cervejas belgas são, hoje, patrimônio da humanidade, fato que já publicamos no Bebida Liberada. Tal situação não é gratuita, aquele país desenvolveu métodos próprios e eficientes na produção da bebida mais popular no Brasil. Quem já provou (degustou) uma verdadeira cerveja Belga, entende cada palavra escrita.

Cerveja Quintuppel

Essa introdução tem significância quando falamos da cerveja quintuppel, inspirada nas melhores quadrupel tradicionais Belgas.

Essa releitura trás um nível a mais de complexidade agregado ao estilo Belgian Dark Strong Ale, isso através do uso de malte de trigo, aveia, açúcar mascavo e uma boa dose de carvalho francês, tudo resultando em uma bebida com 12% de teor alcoólico.

A quintuppel é daquelas cervejas que ficam melhores com o tempo, sendo uma receita a ser degustada com calma e tranquilidade. ela é uma cerveja não filtrada, o que permite a ocorrência dos depósitos.

Com aromade Carvalho, baunilha, amêndoas, caramelo e frutado. Quando envelhecida, as notas de frutas secas ganham destaque. De sabor adocicado, mas com final seco. O depósito de leveduras e proteínas geram uma intensificação no sabor.  É uma cerveja consitente, aveludada, variando entre o médio e o médio-alto e com alta carbonatação.

Sua espuma é de alta retenção e com coloração bege, sendo uma cerveja límpida e de cor âmbar escura, quando sem a formação de depósito ou marrom turvo, quando o depósito já ocorrera.

Harmonização: carnes de caças, churrascos e com petiscos intensos.