origem da cerveja

Que a cerveja é a bebida alcoólica preferida dos brasileiros, todos sabemos. Mas, até onde vai nosso conhecimento sobre a loira gelada?

Diante a complexidade da resposta desse pergunta simples vamos falar um pouco mais dessa obra prima das bebidas.

Qual foi a origem da cerveja?

Há, um conto “mitológico” que dá conta que a cerveja surgiu de uma receita de pão que deu errado, lá na Mesopotâmia, há aproximadamente 8 mil anos.

Durante a fabricação desse alimento, um pouco de água caiu na massa, gerando a fermentação da massa. Os povos da época, entenderam que a massa do pão ficava melhor, surgindo, então, o denominado “pão líquido”, espécie primitiva da cerveja.

Ainda há a história de que, por volta de 10 mil A. C., a cerveja teria sido descoberta por acaso. Alguém teria esquecido uma tigela com grãos de cevada ao relento. Mas, durante a noite, choveu e a cevada fermentou, formando um mingau. Assim, ao acordar, esse “alguém” teria provado o produto e gostou do sabor. Desse modo, desde então, a cerveja passou a ser produzida.

Uma outra versão, afirma que a cerveja surgiu na Suméria, na antiga Mesopotâmia, onde um grupo de agricultores teria armazenado a colheita dos grãos em vasos. E, em virtude das chuvas ou por infiltração de umidade, iniciou-se o processo de fermentação desses grãos.

Segundo o escritor grego Ateneu de Náucrates, no antigo Egito, a cerveja teria sido inventada para consumo daquelas pessoas que não tinham como pagar pelo vinho.

De fato, as versões são diversas e não necessariamente se distinguem umas das outras, podendo até mesmo se completarem. Mas, não se pode negar que um fato é certo, a cerveja surgiu da fermentação acidental dos cereais.

Iremos falar mais da cerveja em novos textos, aguardem.