A paisagem da Califórnia ganha um colorido especial no outono, época em que as temperaturas ficam mais agradáveis. É a estação ideal para explorar a região de Napa Valley, quando os vinhedos ganham tons dourados e avermelhados, e o aroma da fermentação da colheita das últimas uvas deixa o ar perfumado e aconchegante.

Apesar de ser um destino interessante durante todo o ano, Napa se torna especialmente atraente neste período, principalmente para os enófilos interessados em entender como os produtores de vinho pesquisam a safra para ter certeza que fizeram a colheita no momento certo.

A encantadora região vinícola de Napa Valley fica no Estado da Califórnia, a menos de 100 quilômetros de São Francisco. O vale é famoso mundialmente pela arte de produzir vinhos desde a década de 1970, quando seus rótulos começaram a ser premiados em competições internacionais. A produção de bebidas de alta qualidade deve-se às características do  terroir da região (conjunto de fatores relacionados ao clima, solo e relevo, propício para o cultivo de uvas especiais).

Além de conquistar um público apreciador de vinhos e espumantes, Napa Valley tem infraestrutura e atrativos turísticos para encantar um número cada vez maior de visitantes. A região da Califórnia é repleta de hotéis, restaurantes estrelados, adegas, centros de compras, festivais, passeios de balão e muito entretenimento para os turistas.

Tendo como ponto de partida São Francisco, os turistas podem escolher um tour direcionado optando pela aventura nos trilhos do ‘Wine Train’ ou ainda alugar um carro e fazer um passeio mais livre.  Depois de atravessar a Golden Gate Bridge ou a Bay Bridge rumo ao interior, é só curtir a bela paisagem e os imensos parreirais a perder de vista.  Centenas de vinícolas se estendem por encantadoras cidadezinhas como Napa, Yountville, Oakville, Rutherford, Santa Helena e Calistoga, todas abertas à visitação. Se o visitante desejar um tour mais detalhado para conhecer as plantações de uvas, o processo de produção e degustação dos vinhos, é possível agendar pagando uma taxa.

Os países da América do Norte oferecem roteiros surpreendentes aos apaixonados por vinhos. Além de Napa Valley, nos Estados Unidos, o Canadá também possui regiões de excelência produzindo bebidas excepcionais. Entre elas estão a Península do Niágara, em Ontário, fronteira com Nova York, e o Okanagan Valley, na Colúmbia Britânica, Costa do Pacífico.