vinho

A cada dia que passa, saem estudos novos que dizem que o consumo de determinada substância faz bem para, no dia seguinte, sair outra publicação dizendo que faz mal. Dentro desse contexto, uma pesquisa, feita pelo Fundo Mundial para Pesquisas sobre Câncer, acabou por confirmar que o consumo de álcool diário pode estar ligado ao aumento de risco de câncer de mama em mulheres.

Mas, há quem já esteja dizendo que as coisas não são tão simples assim, isso porque, ainda que o câncer de mama seja o segundo tipo de tumor maligno mais incidente entre as brasileiras, e mesmo diante a ausência de explicação para o fato de que essa doença atinge determinadas pessoas e não outras, há muitos fatores envolvidos, entre eles, o estilo de vida, níveis de hormônios, etc, fato que não torna a questão em algo tão simplista.

Para se ter um exemplo, o Centro de Pesquisa sobre o Câncer do Reino Unido lista 18 diferentes fatores, que podem contribuir para o desenvolvimento desse tipo de câncer, sendo o álcool, apenas um deles.

A partir daí, poder-se-ia dizer que a cada 100 mulheres, cerca de 13 delas terão câncer de mama. Ainda, se nesse mesmo grupo, TODAS bebessem uma taça de vinho TODOS os dias, o número de mulheres com a doença passaria de 13 para 14.

Na Grã-Bretanha há uma nova recomendação médica para o consumo de álcool, onde há a indicação de que as pessoas não devem beber mais que 14 unidades de álcool por semana, o que equivale a 03 litros de cerveja ou sete taças de vinho. Essa estimativa, feita pelo Chief Medical Officer, se baseia em pesquisas que mostram que qualquer quantidade de álcool é o suficiente para aumentar o risco de câncer.

Por outro lado, o Cancer Research afirma que não há motivos para alardes, eis que é necessário ter uma visão muito mais ampla da questão.

É importante destacar que a pesquisa não determina riscos absolutos e, sendo assim, não pode ser utilizado como base para recomendar que as mulheres parem de beber completamente.

Fonte: BBC

Veja mais pesquisas sobre vinhos

Beber vinho antes de dormir ajuda a emagrecer