Você já deve ter reparado, mas há uma diferença visível ao servir cerveja em copo de plástico em relação ao copo de vidro. E você sabe o motivo?

cerveja copo plastico

Segundo o físico Maurício Kleinke da Universidade Estadual de Campinas, o fato decorre em virtude de que a água molhe mais o vidro do que o plástico.

Para a comprovação, basta fazer o teste em casa: encha de água um copo de plástico e outro de vidro. Após, esvazie cada um deles e observe. Será visível que o plástico irá parecer seco, ao passo que o copo de vidro ainda conterá uma fina camada de água.

Essa película faz a espuma escorrer com maior facilidade pelo corpo do copo de vidro, puxando o colarinho para baixo. Por outro lado, em um copo de plástico, a espuma da cerveja não encontra essa “barreira”, conseguindo “subir” com maior facilidade, por vezes, ocupando quase todo o espaço que deveria ser preenchido pela própria cerveja.

Ainda segundo Kleinke, os copos de vidro, muitas vezes, são mal enxaguados, de modo que ainda contenha resíduos de sabão, os quais inibem a estabilização do colarinho.  Fato esse que pode ser prejudicial, eis que a espuma nada mais é do que gás carbônico que se desprende do líquido e fica retido em microbolhas, protegendo a cerveja por retardar a oxidação e a perda excessiva de gás.

Fonte: Super Interessante.