Sommelier de cerveja, é possível beber e ser um especialista  na bebida e ainda ter uma boa fonte de renda.

homens-bebem-cerveja

 

Entenda melhor como funciona essa carreira:

 

As vagas de especialista em cerveja surgiram quando cervejarias e importadoras perceberam que com mais informação, as pessoas começaram a buscar produtos diferentes e especiais.

 

O sommelier de cerveja tem que saber desde a produção até o relacionamento com clientes e vagas não faltam.

 

1 – Cervejaria: “Degustar a bebida é só uma parte do trabalho“, diz o especialista. Aqui, o profissional elabora e faz análises sensoriais das receitas junto com o mestre cervejeiro e testa os lotes para conferir a qualidade da bebida. Além do setor técnico, quem atua na área comercial pode treinar as equipes de vendas, sugerindo as melhores opções de cerveja para bares, restaurantes…

 

2 – Importadora: É o sommelier que escolhe quais rótulos de cervejas internacionais trazer para o Brasil.  “É preciso viajar e escolher as cervejas que estão de acordo com o paladar do brasileiro“, afirma Rodrigues. Aqui você também pode capacitar equipes de venda.

 

3. Distribuidora: O especialista em cerveja escolhe as opções mais interessantes para os seus clientes, que podem ser bares, restaurantes, supermercados…

 

4. Bares, restaurantes, empórios, hotéis: Nesses locais, o sommelier de cerveja precisa:

· Controlar o estoque de garrafas.

· Escolher as bebidas de acordo com o perfil do estabelecimento.

· Cuidar do armazenamento das bebidas para manter a qualidade.

· Apresentar a carta de cervejas aos clientes e indicar qual é a melhor loira e o copo ideal para harmonizar a bebida com o prato que eles escolheram.

 

5 – Consultoria: Nem sempre um restaurante pode ter um sommelier exclusivo, então, que tal prestar consultoria? Nesse caso, a pessoa fica responsável por entender o gosto do cliente, elaborar a carta de cervejas, negociar com os distribuidores e até treinar a equipe. “O trabalho costuma durar um mês e meio e cobra-se de R$ 3* mil a R$ 4* mil por consultoria“, afirma Rodrigues.

 

· A carreira de sommelier de cerveja é nova e promissora, segundo Rodrigues. “Quem abraçar a carreira desde cedo vai colher os frutos. Tem demanda do mercado“, diz.

· Trabalhar experimentando cervejas pode ser muito prazeroso, mas tudo é feito com muita moderação e responsabilidade, óbvio. “Bastam apenas 50 ml de cerveja para degustar“, explica.

· O lema dos sommeliers é “beba menos, beba melhor“. A ideia é fazer os consumidores apreciarem a bebida e não se empanturrarem com várias latas.

· Ao contrário dos sommeliers de vinho, as especialistas de cerveja podem usar um uniforme mais descontraído.  “Mas tudo vai depender do local de trabalho“, ressalta o especialista.

 

O primeiro sommelier de cerveja brasileiro formado é, na verdade, uma sommelier, Kathia Zanatta. “Temos um ponto a nosso favor: nossa memória sensorial é mais rica que a deles, porque, desde pequenas, estamos mais expostas a aromas (perfumes, cremes…) e a sabores, por causa da culinária“, completa Kathia.

 

A profissão não exige diploma universitário, mas exige vários cursos na área.

 

Veja a matéria completa