As taças de vinhos no Reino Unido são, em média, sete vezes maiores do que foram há trezentos anos, quando uma taça conteria cerca de metade de uma pequena porção servida na atualidade. Essa foi a conclusão de uma pesquisa feita pela Universidade de Cambridge.

Segundo essa investigação, verificou-se que ocorreu um aumento constante no tamanho de objetos de vidro no início da era georgiana e um rápido aumento no século XX.

Os estudos apuraram que o consumo de álcool está maior do que no passado, pois além do aumento da taça, ocorreu também aumento do teor alcoólico médio do vinho.

Um outro estudo, também realizado por Cambridge, apurou-se que aumentar o tamanho das taças implica crescimento das vendas, ainda que as porções continuem as mesmas, os pesquisadores obtiveram as medidas de 411 taças desde 1700 até os dias atuais.

Os tamanhos variaram de 66ml, em 1700, para 417 ml, na década de 2000, sendo que o tamanho médio da taça no biênio 2016/17 foi de 449 ml.

Outro dado importante, foi a constatação de que, entre 1960 e 1980, o consumo do vinho aumentou quatro vezes, tendo sido quase duplicado nas duas últimas décadas do século passado.

 

Fonte: The telegraph