Cachaça, pinga, birita, mé, marvada, amarelinha, tinhoso, cana, caninha…  São tantos os apelidos pra nossa adorada aguardente de cana, tipicamente brasileira, que daria um post só com isso, mas vamos chamar apenas de cachaça!

 

cachaca1

 

Você conhece a história da cachaça? Vamos lá!

O dia 13 de setembro é considerado o “Dia da Cachaça” em referência ao dia 13 de setembro de 1661 quando a coroa portuguesa autorizou a produção da cachaça no Brasil, após muita pressão de algumas capitanias.

Em 1660, uma rebelião de produtores que ficou conhecida como Revolta da Cachaça foi determinante para que a Coroa Portuguesa legalizasse a produção e comercialização da bebida.

 

E por falar em cachaça, pra comemorar esse dia tão especial, convidamos a Saliníssima e a Santo Grau pra estar com a gente durante toda a semana e abordar assuntos que envolvam cachaça, claro.

 

salinissima-e-santo-grau

 

Saliníssima valoriza a cultura cachaceira e é uma autêntica cachaça de Salinas – MG. A cachaça é uma alternativa aos paladares que buscam simplicidade, rusticidade e tradição em equilíbrio com a vida moderna e com as melhores coisas da vida.  Reúne características de uma genuína cachaça artesanal de alto padrão. O processo de envelhecimento, em barris de bálsamo, confere à bebida um sabor amadeirado e macio.

 

Santo Grau foi cuidadosamente criada em 1992 para fazer justiça a um prazer tão brasileiro quanto a cachaça, foram criados 3 rótulos, Santo Grau Itirapuã de São Paulo, Santo Grau Coronel Xavier Chaves de Minas Gerais e Santo Grau Paraty, do Rio de Janeiro. Além disso, foram lançadas a Santo Grau PX (Pedro Ximenes) e a Cinco Botas que são envelhecidas através do sistema de soleiras.

Soleira é o sistema de envelhecimento onde a bebida (nesse caso a cachaça) é armazenada em barris de madeira, e empilhados uns sobre os outros.

 

Aproveitando o dia da cachaça, vamos falar da caipirinha?

caipirinha, uma das bebidas mais conhecidas nacional e internacionalmente é de origem paulista, feita de cachaça e limão não descascado, açúcar e gelo. Geralmente são preparadas em um copo de cada vez.

 

caipirinha

 

 

E pra deixar nossa semana da cachaça mais gostosa, amanhã 13/09 vai ter um vídeo com Duelo de Caipirinhas no nosso Canal do Youtube preparadas com a deliciosa cachaça Saliníssima.

 

Para ir esquentando, fique com a nossa playlist especial de caipirinhas: