Bebida é a paixão dos torcedores, jogadores e ex-jogadores de futebol no mudo todo.

A cerveja embala todas as festas de torcidas espalhadas no mundo todo e é basicamente o carro chefe de muitos barzinhos e restaurantes que costumam receber os torcedores apaixonados pelo esporte. Mais do que isso, o próprio futebol cria um ambiente de interação e festividade que poucos esportes conseguem, não é por acaso, que é considerado o esporte mais popular do mundo, atraindo não somente a atenção das pessoas, mas também de grandes empresas.

Nesse cenário, nada mais justo que dar ao torcedor a oportunidade de brindar a sua paixão com a bebida mais inclusiva e popular do mundo: a cerveja. Pesquisas encomendadas ainda na época da Copa do Mundo no Brasil demonstraram que uma a cada quatro cervejas consumidas no Brasil tem alguma relação com o esporte, sem contar que o Brasil também é o 3º país no mundo que mais consome cerveja. Segundo um levantamento realizado pelo Ibope, 64% dos torcedores bebem cerveja vendo futebol.

Se considerarmos que o futebol brasileiro conta com mais de 660 times profissionais e que uma parcela destes disputa campeonatos regionais, estaduais e nacionais – sem falar das competições internacionais – podemos considerar que o Brasil é um país que aprecia demais essa combinação de cerveja e futebol.

Isso é ratificado pelo Ministério da Agricultura, que segundo em seus dados, há mais de 400 cervejarias nacionais registradas, com 5.254 produtos de cervejarias, distribuídos em cerca de 80 tipos diferentes de cerveja. E cada vez mais é possível comprar rótulos de outros países sem sair de casa.

 

Ex-jogadores até criaram sua própria marca de cerveja

A paixão pela bebida, entretanto, não é somente restrita aos torcedores. Não é fora do comum ver atletas investindo no ramo levando às pessoas uma cerveja com o seu nome ou criada pelo próprio atleta. Listamos abaixo três ex-atletas profissionais que criaram a sua própria marca de cerveja.

Vampeta – O ex-jogador do Corinthians lançou a sua marca da bebida alcoólica ainda em 2019. O nome da marca ficou registrada de “Cerveja Vamp”.

Douglas – O ex-jogador do Grêmio e agora Avaí não lançou somente uma marca de cerveja, e sim de produtos masculinos como creme para barbear. No entanto, dentro desse pacote criado pelo jogador, também foi criada a cerveja “Maestro10”. O produto foi feito em 2017.

Marcos – Ídolo no Palmeiras, Marcos também deixou a sua marca de cerveja fabricada entre os jogadores de futebol. Batizada de “Clube 12”, a bebida foi feita em 2017.

 

O futebol e as apostas esportivas

Através da popularidade, o futebol também traz consigo a oportunidade do “trading esportivo”, que pode ser conhecido em sites como o da NetBet, do ramo de apostas esportivas. Este nicho tem crescido consideravelmente desde 2018 e a empresa em questão, que deu as caras no Brasil na mesma época, patrocina a equipe do Red Bull Bragantino, que está jogando a Série A do Campeonato Brasileiro e tem o ex-jogador Zé Roberto como embaixador, que possui passagens marcantes pelo futebol europeu e na seleção brasileira.

 

A cerveja e a pandemia

A pandemia tem feito o brasileiro beber mais cerveja. Com as restrições de funcionamento de bares e o medo de contágio da Covid-19, o consumo migrou para dentro de casa e o volume total de vendas no país atingiu um nível que não era visto há anos, de acordo com dados de empresas que monitoram o mercado.

E você, onde costuma beber cerveja? Ela faz parte do seu dia a dia, como para os bares e nas ramificações dos esportes?