Todo mundo sabe que o colesterol é algo importante para o nosso bem estar, tanto que é comum você ouvir falar no “bom” e no “mau” colesterol. Por corolário, temos uma grande gama de estudos sobre os efeitos de substâncias que consumimos e do nosso “way of life” no colesterol e dele em nosso organismo.

cerveja

Entre esses estudos, há um apresentado no evento American Heart Association`s Scientific Sessions 2016, no qual verificou-se que o consumo moderado de álcool contribui para o declínio mais lento da lipoproteína de alta densidade (HDL), conhecida como “bom colesterol“, associado à proteção do coração.

Os pesquisadores analisaram dados de 80 mil chineses adultos e saudáveis, verificando o histórico de consumo de álcool e os níveis de HDL por mais de seis anos. Percebam que o universo da pesquisa foi bem considerável.

Em todos os participantes, verificou-se a diminuição do HDL, sendo ela mais lenta naqueles que consumiam o álcool de forma moderada. Devemos destacar que, o consumo pesado de bebida alcoólica acabou eliminando o benefício.

A pesquisa ainda tentou analisar os resultados com a variação das bebidas, quando constataram que a cerveja se apresentou como fator que desacelerou o declínio do HDL, de outro lado, entre as bebidas destiladas, apenas os consumidores leves e moderados conseguiram manter o benefício.

Sobre o vinho o estudo foi inespecífico, por não haver consumidores suficientes.

 

 

Veja também: Cerveja te deixa mais inteligente

 

“A bebida é liberada, mas o consumo é moderado”