A ciência vem ajudando o mundo a se desenvolver. Essa é uma frase que é comprovada assim que ligamos a televisão, o rádio, abrimos a porta de casa ou falamos com alguém. Tudo, hoje é muito rápido e sofisticado. E, como não poderia ser diferente, no campo das bebidas alcoólicas a ciência nos surpreende cada vez mais.

cerveja probiotica

A novidade da vez é sobre a criação de uma cerveja funcional probiótica, a qual poderia impulsionar a imunidade e melhorar a saúde intestinal.

Pesquisadores da Universidade Nacional de Cingapura incorporaram à fórmula da cerveja o probiótipo do tipo Lactobacillus paracasei L26, o qual ajuda na neutralização de toxinas e vírus, além de cooperar na regulagem do sistema imunológico.

Conhecidos como “bactérias boas“, os probióticos são micro-organismos vivos capazes de regular a resposta do sistema imunológico, se utilizado em quantidades adequadas.

Chan Meu Zhi Alcine, responsável pelo estudo acima afirmou que:

Os benefícios dos probióticos são conhecidos. Mas enquanto essas bactérias são comumente encontradas nas comidas que passaram por processo de fermentação, não há até o momento cervejas no mercado com esses micro-organismos

Sobre a utilização dos probióticos na cerveja, ela ainda afirmou:

Desenvolver uma quantidade suficiente de probióticos vivos na cerveja é um desafio porque a bebida possui ácidos de lúpulo que impedem o crescimento e a sobrevivência dos probióticos

No estudo, os pesquisadores propagaram o probiótico e a levedura (utilizada na cerveja) em culturas puras e modificaram o processo de fabricação e fermentação, de modo a conseguir aumentar e manter os lactobacilos vivos.

Como probiótico, os cientistas utilizaram a bactéria do ácido lático e os açúcares presentes no mosto foram utilizados para produzir um ácido lático com sabor azedo.

Os estudos da receita demoraram nove meses para serem aprimorados a ponto de garantir a quantidade ideal de probióticos.

A cerveja com probiótico é tida como sendo uma bebida de sabor marcante e ácido, com teor alcoólico de cerca de 3,5% e que dura cerca de um mês para ser preparado.

Fonte: BBC