.
Bem amigo do BL como estão todos. Pois é, eu como todos vocês, todos mesmo, estou acompanhando o que se passa debaixo da terra. Não amiguinho tapado, não estou falando do metrô , mas dos mineiros chilenos.
Como tudo começou ?
Era domingo, 22 de agosto, quando a frase abaixo escrita em um pedaço de papel acabava com a angústia de amigos e familiares de 33 trabalhadores presos desde o dia 5 em uma mina de cobre e ouro no norte do Chile
.
.

.
A frase foi içada através de um funil que liga a superfície ao local onde estão os mineiros
Os homens sobreviveram graças a uma dieta racionada de duas colheres de peixe ( pacú, peixe ideal pra se servir em buracos), um gole de leite fornecido pelos próprios mineiros e meio biscoito traquinas a cada 48 horas ( afinal quem é que não come chorando um biscoito sorrindo? )
Aliás já está circulando em alguns sites por aí a milagrosa dieta dos mineiros chilenos.
O situação dos mineiros será o mais longo confinamento subterrâneo em grupo da história dos confinamentos subterrâneos em grupo.
Desde que a rampa de acesso à mina foi obstruída, as autoridades chilenas tentavam resgatá-los em meio a uma série de dificuldades geradas pelo terreno, pelo Jorge Cajuru enquanto  tirava o chapéu no programa Raul Gil e pela estréia do doutor Drauzio Varela no Fantástico.
Uma operação de resgate  deverá  levar cerca de quatro meses para ser concluída.Apenas o preparo da estrutura que perfurará o poço demorará uma semana. Em seguida, será perfurado um canal de 35 centímetros de diâmetro – o procedimento deve levar até 50 dias
Desesperada ao saber que seu marido ficaria 4 meses ausente a esposa de um dos mineiros chamou o Kid Bengala para alargar seu buraco em mais 35 centímetros, mas isso já é outra história.
Os médicos se encarregarão da recuperação física dos homens, porém estão encontrando muitas dificuldades em passar 15 esteiras e 11 bicicletas ergométricas através do funil pelo qual os mineiros se comunicam. Pelo menos os médicos garantem que o manual de como montar esses equipamento já passou pelo funil
A Nasa prometeu ajudar o resgante utilizando 2 sondas, porém a mais próxima está no órbita de Saturno, e levaria aproximadamente 8 anos pra trazê-la de volta.
De mais galera é só aguardar o desenrolar o resgate. Estaremos aqui de plantão com as novidades !!