A Copa do Mundo ta aí e com ela muita cerveja, chopp e claro, muita ressaca nos dias após os jogos! Por isso, o pessoal da Sociedade da Cerveja procurou uma nutricionista que ensinou algumas dicas de como beber de maneira saudável e ainda estar disposto no dia seguinte para ir trabalhar. Confira:

 

 

Petiscos mais saudáveis

Uma boa opção é trocar os tradicionais petiscos de bar, como queijos à milanesa, coxinha, pastel, batata frita e bolinho de bacalhau, por receitas mais leves que também combinam muito bem com cerveja, sem abrir mão do sabor.

Receitas como wrap de atum com salada, kafta, bolinhos assados, queijos mais leves –como o coalho–, e legumes crus temperados –como cenoura, pepino e salsão, são boas opções para manter a alimentação equilibrada nestas ocasiões de festa.

“As possibilidades para driblar os petiscos gordurosos são inúmeras, depende da vontade e da criatividade de cada um para fazer receitas e combinações inusitadas com ingredientes saudáveis”, explica a nutricionista e presidente da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva (ABNE), Andrea Zaccaro.

 

 
‘Cervejinha’ está liberada, diz nutricionista

Depois de preparar um cardápio saudável e gostoso para acompanhar as partidas, é preciso pensar nas bebidas.

Todo mundo sabe que o brasileiro não abre mão da bebida que, assim como o futebol, é considerada uma das paixões nacionais: a cerveja.

Dá para combinar os petiscos com uma cervejinha gelada sem culpa?

A nutricionista afirma que sim, se consumida de forma moderada (uma lata para mulheres e duas para homens, segundo a OMS) a cerveja pode fazer parte de uma alimentação saudável. “A cerveja é feita de ingredientes naturais, como o lúpulo e a cevada que, associados ao baixo teor alcoólico, trazem benefícios à saúde”, explica Andrea.

Outra recomendação importante para os dias de jogos é evitar pular as refeições para não ter um apetite muito grande no momento da partida e, assim, consumir mais petiscos do que o usual. É essencial manter a rotina de refeições e evitar um jejum prolongado.

Fonte: Sociedade da Cerveja