Nós, amantes dessa bebida maravilhosa, sabemos que a cerveja não possui nenhum mal. Não para nós, claro! Mas, alguns desavisados vivem comentando mitos sobre a bebida e muitas pessoas acreditam. Para esclarecer as informações, separamos alguns mitos e verdades reais sobre a cerveja.

mitos1

Mitos:

1. Cerveja deitada gela mais rápido

Mito! Os vinhos, sim, são armazenados deitados. Cervejas devem ser armazenadasem pé, nunca deitadas! Ela deve ser resfriada gradualmente, e só pode ser levado ao congelador momentos antes de servir. Para não congelar e manter o sabor, não deixe mais que 20 minutos.

 

2. Cerveja tem que ser servida muito gelada

Mito! Por mais que algumas pessoas gostem de tomar ela “estupidamente” gelada, quando servida em baixíssima temperatura, a cerveja acaba anestesiando e prejudicando as papilas gustativas da língua, e isso diminui a sensibilidade para degustar a bebida. O calor pede cervejas geladas, sim, mas sem exageros.

 

3. O tipo de copo não influencia no sabor da cerveja

Mito! Você é daqueles que bebe qualquer tipo de cerveja em qualquer tipo de copo? Se a resposta for positiva, você pode estar perdendo a chance de degustar bem uma cerveja. Diferentes sabores e aromas são ressaltados em diferentes tipos de copo, por incrível que pareça. O blog da Sonoma ensina: “A pilsen pode ser apreciada em uma tulipa ou caneca, já a lambic pede taças do tipo flauta, enquanto as de trigo exibem melhor suas qualidades em copos maiores. Mas caso você não tenha o copo ideal para cada uma, pode usar taças de vinho branco, seu bojo e abertura já são uma bela mão na roda”.

 

Verdades:

1. Cerveja faz bem à saúde

Verdade! Estudos publicados em importantes jornais de medicina, comprovaram que o consumo moderado (veja bem, moderado, ou seja, em pequenas quantidades) de cerveja pode trazer uma série de benefícios à saúde. A bebida é rica em vitaminas do complexo B e antioxidantes, que protegem de doenças cardiovasculares, osteoporose e câncer.

 

2. Lager é o tipo de cerveja mais consumida no mundo

Verdade! Conhecida aqui no Brasil como “cerveja premium” ou confundida com pilsen – caso das marcas mais consumidas por aqui, como Skol, Itaipava, Kaiser e etc, que são lager e não pilsen, como muitos acham -, a lager tem baixa fermentação e um sabor amargo de teor alcoólico que varia entre 3% e 6%. A maioria das Lagers são claras, com alto teor de gás carbônico e podem ser estocadas durante semanas ou até meses.

 

3. Cerveja é diurética

Verdade! Em sua composição, a cerveja possui cerca de 90% de água, logo é um agente diurético natural para o organismo. Um estudo divulgado no American Journal of Epidemiology defende que uma garrafa de cerveja por dia reduz o risco de desenvolver pedra nos rins em até 40%.

 

Fonte: Hominilupulo