Você gosta de cerveja? Gosta de turismo? Música? Descontração?

Então, meu caro amigo leitor, você está apto para conhecer o Beer Train, que parte de Curitiba para Morretes, histórica cidade do Paraná.

 

cervejeiros_beertrain_2

 

O Beer Train é regado, por 3 horas, com rock, cerveja gelada, gaita de fole, de modo que é inevitável fazer novas amizades, dar muitas risadas e ter momentos inesquecíveis.

A viagem ocorre entre quatro a cinco vezes por ano e é realizado em pelo menos dois vagões com cervejeiros de todo o país que procuram uma forma diferente de curtir a loira gelada, fazer amigos e ainda testemunhar as belezas da região da Serra do Mar.

 

cervejeiros_beertrain_1_LJsP1rB

 

O evento é promovido pela cervejaria Bodebrown há 4 anos, como forma de unir as pessoas. Ao longo do percurso são plugados pelo menos 5 chopes de diferentes estilos, harmonizados com pães, brioches, queijos e doces.

Logo no início, às 08:15 horas, são distribuídos pretzels de café da manhã que irá acompanhar a primeira rodada de chope, servida assim que o maquinista aciona o apito do trem, sinalizando o início do passeio.

A vibe é tão boa que a confraternização ocorre de forma instantânea. Tanto que Daniel Frassetto um dos passageiros entrevistados pelo G1 afirmou:

 

cervejeiros_beertrain_8

 

Na estação ninguém se conhecia. Chegamos aqui no trem e já trocamos ideia, contatos

 

As cervejas são servidas de um modo planejado e obedecendo o ritual de harmonização com o tempo e horário, é o que podemos verificar, ainda no testemunho de Daniel:

 

Eu estava preocupado com o horário, beber às 8 da manhã… Mas a harmonização acertou. Foi num crescente, de cervejas mais leves para as mais porradas. Pretendo voltar

 

O rock na caixa proporciona um show à parte, uma disputa informal entre os vagões, na qual os cervejeiros secam barril por barril.

Durante o passeio, ainda tem um show com um sanfoneiro e gaiteiro de fole, esse caracterizado como escocês, com direito a kilt e tudo mais. Nesse show, enquanto os cervejeiros levantam as respectivas canecas em reverência aos músicos, esses tocam versões de clássicos Brazucas, como Asa Branca de Luiz gonzaga.

 

Além do Beer Train, você ainda encontra outros trens de danones por aí:

 

 

Maria Fumaça Rio Acima (MG) – Realiza passeios na Estrada Real com duração de aproximadamente 55 minutos, onde também se realiza a degustação de cervejas da Jacarandá, cervejaria local.

 

Trem da Cerveja Belga (SP) – Passeio que parte da Estação da Luz com destino à Sabaúna em Mogi das Cruzes, com o intuito de degustação de cervejas belgas.

 

Real Ale Train (Inglaterra) – No país real há opções como o Real Ale Train, da Watercress Line, passeio em trem a vapor proporcionado para 300 cervejeiros que podemo aproveitar as cervejas locais.

 

Sacramento BeerTrai n (USA)- Na terra do Tio Sam, o passeio ocorre West Sacramento e Woodland, com foco na cena da cervejaria da Carolina do Norte.

 

The Great Alaska Beer Train (EUA) – O passeio vai de Anchorage até Portage, oferece degustações de cervejas locais e jantar.

 

Oktoberfest Train (Alemanha) – A maior festa da cerveja alemã também proporciona seu “Beer train”, sempre no dia 24 de setembro, sendo possível embarcar nas estações de Utrecht, Rotterdam, Breda, Eindhoven e Venlo, na Holanda, e seguir até a Estação Central de Munique, na Alemanha, local da celebração.

Fonte: G1
Amon ass