O músico norte-americano Bob Dylan apresenta sua nova faceta empreenderora – acaba de lançar uma marca de uísque batizada de “Heaven’s Door”, nome inspirado no verso da música Knockin’ on Heaven’s Door, de sua autoria. A bebida chegou às prateleiras nos Estados Unidos em três versões: um clássico bourbon de sete anos; outro armazenado em barril duplo antes de ser engarrafado; e o de centeio envelhecido em barricas de carvalho na Cordilheira dos Vosges, na França.

Dylan não fabrica o uísque, compra de produtores selecionados e altera algumas características antes de engarrafá-lo. Um dos sócios do artista, na nova empreitada, é o empresário Marc Bushala, famoso criador do uísque de centeio Angel’s Envy, vendido para a Bacardi por US$ 150 milhões. “Nós dois queríamos criar uma coleção do melhor uísque americano que, à sua maneira, contasse uma história”, declarou Dylan. “Viajei durante décadas e pude provar alguns dos melhores licores que o mundo do uísque oferece. Este é um grande uísque”, completou.

Depois de consagrar sua carreira com o Nobel de Literatura, Bob Dylan escolheu um bom momento para investir no mercado de uísque americano artesanal. As vendas da bebida tiveram um aumento de 52% nos últimos cinco anos, somando 3,4 bilhões de dólares em 2017, segundo dados da Distilled Spirits Council, uma associação que representa produtores e comerciantes de destilados nos Estados Unidos.

Dylan não está sozinho quando se fala em personalidades que declararam seu amor pelas bebidas. Uma grande lista de famosos já atuam neste mercado há algum tempo. Entre eles estão o ator George Clooney, que foi cofundador da marca de tequila Casamigos, vendida no ano passado à empresa britânica Diageo por 1 bilhão de dólares; o rapper Jay Z  que, em 2014 comprou a marca de champanhe francesa Armand de Brignac por uma oferta “irresistível”; o cantor Sting, dono de uma vinícola em Chianti, na região da Toscana, Itália; o cineasta Francis Ford Coppola, que adquiriu a histórica vinícola Inglenook, em Napa Valley, Estados Unidos.

No Brasil merece destaque o narrador esportivo Galvão Bueno, que explora a área de vinhos desde 2006 quando criou a Bueno Wines, em sua fazenda na região da Campanha Gaúcha (RS), quase fronteira com o Uruguai, e que recentemente lançou dois vinhos elaborados na Itália, em parceria com o enólogo Roberto Cipresso.