Por Amon

Um presente para o amante do vinho: INNISKILLINIcewine Vidal. Safra 2006

icewine_

Para quem não conhece os denominados Icewines (protocolo VQA de qualidade, devem ser rotulados como tal)  (ou Alemão Eiswein, categoria de qualidade Prädikatswein),  eles são verdadeiras obras primas da vitivinicultura, tão recheados de aromas e, na maioria dos casos, bebidos como sobremesa. Vinhos produzidos a partir de uvas congeladas ainda na videira. Como os acúcares e outros sólidos dissolvidos na bebida não congelam, com o congelamento da água é possível a extração do verdadeiro néctar da uva, tendo um sulco mais concentrado. O rendimento do néctar é tão baixo que uma videira, por vezes, chega a produzir uma única garrafa de Icewine.  Por isso, é tido como o vinho mais caro do mundo.

É  um vinho mais doce, não tanto como se possa imaginar, e mais caro, eis que a mesma quantidade de uva produz muito menos um “icewine” do que um vinho “normal”.

O congelamento ocorre antes da fermentação e não após.

Diferentemente dos outros vinhos para sobremesa, os Icewines não são fabricados por uvas afetadas por “Botrytis Cinerea” ou “podridão nobre”. Mas, apenas uvas saudáveis, o que garante ao Icewine uma doçura característica refrescante equilibrada pela acidez elevada.

Esses fatos tornam sua produção muito arriscada, requerendo a disponibilidade de força de trabalho grande e suficiente para que a colheita seja feita em algumas horas, pois, apesar de maduras, não podem apodrecer, em qualquer momento, na primeira manhã, que é o período no qual a temperatura da colheita é ideal.  As temperaturas necessárias (por lei no Canadá -8 ° C (17 ° F) [1] [27] ou mais frio, e na Alemanha -7 ° C (19 ° F) ou mais fria) são atingidas apenas em algumas regiões do mundo. Canadá e Alemanha são os maiores produtores.

icewine

Plantação de Icewine

Esse procedimento faz com que as uvas colhidas sejam menores do que as tradicionais, fato que somado ao congelamento da água interna, torna a extração mínima de sulco, encarecendo o produto final.

Uma fascinante experiência, completada com aroma de lichia e damasco seco, e  A doçura do néctar, equilibrada com o álcool, acaricia a parte de trás da garganta. SENSACIONAL.

 

Você encontra o Amon no Twitter como @amon78