Nesse exato momento, daremos início a uma série sobre “Os Benefícios da Cerveja“.

No post de hoje, iremos falar sobre o efeito da cerveja nos ossos.

parte 1

Segundo publicação feita na revista especializada “Journal of the science of Food and Agriculture”, alguns tipos de cerveja podem ajudar no fortalecimento dos ossos.

Os pesquisadores da Universidade da Califórnia concluíram que a cerveja seria uma fonte importante de silício, composto importante da dieta utilizada para melhorar a densidade óssea. Cientistas da Califórnia verificaram que o silício é encontrado no grão da cevada utilizado para a fabricação do malte da cerveja e, em menor proporção, no lúpulo.

Todavia, nutricionistas dão conta de que, o consumo excessivo de álcool, pode cancelar os benefícios da cerveja, alegação que se apoia no fato de que a ingestão de mais de duas unidades de álcool por dia aumenta o risco de fraturas dos ossos.

O Departamento de Ciência dos Alimentos da Universidade da Califórnia verificou, em um universo de 100 marcas de cerveja, uma quantidade de silício entre 6,4 miligramas por litro e 56,5 miligramas por litro.

As cervejas com maiores quantidades de ilício são as ales claras e as lagers.

De outro lado, a quantidade de silício é menor nas cervejas escuras, em decorrência do processo de torração dos grãos.

Com base nos estudos apontados, pode-se dizer que o consumo moderado de cerveja pode ajudar no combate a osteoporose, doença que provoca a deterioração da densidade dos ossos ao longo do tempo e favorece a ocorrência de fraturas.