Segundo uma pesquisa realizada na Universidade de Birmingham ficar apaixonado, ser mãe, ter um cachorro e beber até dois drinques têm em comum a geração das mesmas sensações no corpo humano, algumas pelo consumo do álcool, outra porque aumentam a liberação da ocitocina (também conhecida como hormônio do amor), gerando bem estar, aumentando a confiança, generosidade e a empatia nas pessoas.

 

vinho

 

Algumas situações podem gerar a ocitocina, como por exemplo, momentos de carinho entre namorados ou com bichos de estimação, o orgasmo, a gestação, o parto, sendo que nessas duas situações a ocitocina é produzida pelo corpo em maior concentração.

 

Há países nos quais a ocitocina pode ser encontrada para venda na forma de spray, em virtude do seu “poder” de relaxar e acalmar as pessoas, sendo, assim, utilizada em momentos de ansiedades, tais como entrevista para o emprego ou o primeiro encontro.

 

vinho 3

 

Por deixar as pessoas mais relaxadas, a ocitocina causa um lado negativo, pois, mais relaxadas, as pessoas reduzem a noção de perigo, de modo que acabam correndo mais riscos que o necessário. Como também aumenta a autoconfiança, pode causar agressividade, arrogância e raiva. Esse lado pode ser percebido com base em um estudo no qual verificou-se que os psicopatas produzem 10 vezes mais ocitocina.

 

Questionados sobre a contradição da afirmação de que a ocitocina pode causar raiva e, simultaneamente, o bem estar, cientistas afirmaram que não há nada de errado com a assertiva, eis que a ocitocina comanda o sentimento de proteção das mães em relação aos filhos, quando a agressividade entra em ação.

 

A importância da ocitocina é ímpar, embora não seja um substitutivo do consumo do álcool (o que poderia ser de grande valia para casos de alcoólatras), ela poderá ser usada em tratamentos psicológicos e psiquiátricos.

 

Os benefícios da ocitocina são inquestionáveis, mas vamos analisar a situação, o que ela causa, bem estar, conforto, relaxamento, é a consequência, como vai causar essa consequência é outra questão e se você, meu amigo, preferir um cálice de vinho à um orgasmo, posso dizer que “Você não está fazendo isso direito”, bem da verdade, prefiro alinhar as duas situações.

 

Será que é por isso que amo tanto um bom vinho?
Amon ass