O Bebida Liberada dá continuidade a uma pequena série de posts sobre a cerveja. No primeiro, falamos um pouquinho de como surgiu a cerveja e, agora, iremos falar sobre seus principais ingredientes.

cerveja

Claro que não serão esgotados todos os ingredientes, eis que, com o aumento da fabricação das chamadas cervejas artesanais, tudo passa a depender do gosto do cliente.

Mas, há elementos básicos na composição dessa bebida, sobre os quais falaremos um pouco a partir de agora.

Podemos afirmar que há 4 ingredientes básicos na cerveja: lúpulo, malte, leveduras e a água.

Lúpulo:

lupulo

Trata-se de uma planta trepadeira que se desenvolve em locais de clima frio e com abundância de luz solar. As flores das plantas fêmeas são as utilizadas no processo. É o ingrediente que interfere nas características sensoriais, sendo que, quanto maior sua quantidade, maior será o amargor, além de haver um maior abastecimento de antioxidantes. Assim, podemos dizer que o lúpulo dá a identidade da cerveja.

Outra característica importante é sua atuação na retenção da espuma, na remoção de algumas proteínas indesejadas, além de ser um conservante natural.

Malte:

malte

É o grão geminado, seco e torrado. Ele pode decorrer da germinação parcial dos grãos de cereais, como acevada, trigo, centeio, etc.

A malteação acelera a formação de enzimas que atuam como fragmentadoras do amido do grão.

O malte é o responsável pela cor e corpo da cerveja, atuando, também, no aroma e sabor.

Leveduras:

levedura-de-cerveja

Atua como fermento. Com a quebra do amido, ocorre a liberação de açúcares, os quais servem de alimentos das leveduras, com a formação de álcool e gás carbônico. As leveduras são responsáveis também pelo sabor a aroma da cerveja.

Água:

agua

O componente em maior proporção na cerveja, sendo de cerca de 95% de sua composição. A água, como vimos, é responsável pela fermentação da bebida.

No Brasil, a qualidade da cerveja era vinculada, em regra, à qualidade da fonte de água que a cerveja utiliza. Todavia, com a evolução no processo de fabricação, essas questões são retificadas em laboratório.

Mas, destacamos que o PH da água é algo importante, eis que o ph alcalino poderá ocasionar a dissolução de materiais existentes no malte e nas cascas, o que é prejudicial ao processo.